terça-feira, 29 de abril de 2008

Indústria cultural: algumas facetas do "sucesso do momento"

(Artigo produzido por mim em Dezembro de 2005, durante o curso de Comunicação Social-Jornalismo, para obtenção da 3ª nota da disciplina do 2º bloco-Teorias da Comunicação I).

A indústria cultural manifesta as primeiras características ponteciadoras de sua projeção social a partir da Revolução Industrial, quando grande parte da população, devido as necessidades impostas pelos novos modos de produção, teve de deixar o campo e suas práticas agrícolas para adequar-se ao novo meio, a sociedade urbanizada. Contudo, a definição desse termo, segundo José Marques de Melo, surge no momento de “transição da sociedade industrial para a sociedade da informação”, quando a atividade da indústria cultural encontra-se emergente.

Segundo Adorno e Horkheimer, indústria cultural é o processo no qual os meios de comunicação veiculam e tentam inserir na sociedade, produtos culturais que não tem origem natural das relações sociais, mas que são produzidos pelos “supremos dirigentes” da sociedade de acordo com suas “intenções subjetivas [...]

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